segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Nokia N95 - GPS Teste

dsc05126.JPGOntem fiz o primeiro teste “de verdade” do GPS interno do celular Nokia N95, e posso dizer que foi extremamente positivo.

Primeiro gostaria de comentar como eu fiz para utilizá-lo, pois muita gente tem enviado emails perguntando como fazer, então vou aproveitar o espaço para um pequeno tutorial.

A primeira coisa a fazer é entrar no site www.smart2go.com e baixar o programa Maploader. Este programa ajudará a fazer o download do mapa do país escolhido e passará o mesmo para o cartão de memória do telefone. O download demora um pouco mas chega!

Após baixar o programa, é só seguir os seguintes passos:

Abra o Slider do celular e segure o mesmo em um ângulo de aproximadamente 45 graus em um local aberto. Clique no celular em Ferramentas > dados GPS > Navegação > opções > Estado do Satélite. Primeiro o celular irá localizar os satélites, apresentando os números de cada um que for encontrado com uma barra de sinal sem preenchimento para cada satélite. Após um período de tempo entre 3 e 5 minutos, o GPS irá preencher estas barras de sinal e indicar sua localização em coordenadas. O próximo passo é clicar no programa Mapas e encontrar sua localização no mapa!

Com este programa você poderá ver sua localização, acompanhar o deslocamento no mapa, localizar endereços e traçar rotas.

Para a navegação assistida você deverá acessar do seu celular Nokia N95 os serviços complementares (dentro do programa mapas) e fazer a assinatura de um plano mensal por aproximadamente 24,00 reais ou anual por 192,00 reais.

Hoje fiz um trajeto de ida e volta de aproximadamente 1:30 hs e o funcionamento do programa foi perfeito. Localização, nomes de ruas e direção sem erros, cálculo de nova rota (ao errar o caminho) em apenas 5 segundos, e uma voz feminina em português de Portugal indicando como encontrar o caminho.

O programa realmente superou minhas expectativas, e o GPS do N95 funcionou sem nenhuma falha sobre o banco do passageiro ou no console do meu carro.

Esta nova funcionalidade atendeu muito bem à s minhas necessidades e o consumo da bateria não foi nenhum absurdo.

Meu uso do celular durante o dia do teste foi o seguinte:

Liguei o aparelho com a carga total à s 5:00hs, usei 35 minutos de ligações, passei 6 mensagens  SMS, 30 minutos de internet via Edge, tirei umas 15 fotos, 20 minutos de games, duas sincronizações por bluetooth, sendo que em uma foram transferidas 42 em alta resolução e agora, à s 20:00hs ainda tenho metade da carga disponível. Detalhe, tudo isso com o bluetooth ligado o dia todo.

Acho que para o meu perfil de uso não tenho o que reclamar nem do aparelho nem da autonomia da bateria, mas com certeza vou levar sempre um carregador veicular para utilizar com o GPS e aumentar minha autonomia, tendo em vista o fato de que o GPS é um grande consumidor de baterias!

Um comentário:

yuri disse...

Gostei muito do teste seu. Não se encontra ainda testes de gps de celular, vc foi um pioneiro.muito informativo e esclarecedor.