terça-feira, 21 de agosto de 2007

Entenda mais sobre Memórias do Computador


Bits

Todo tipo de informação, portanto, pode ser armazenado como grupos de "bits", o mais elementar fragmento de informação possível.
Um único bit pode ter um dentre dois valores: "1" e "0". Um "1" pode significar um ponto escuro ou um instante sonoro; um "0" pode significar um ponto branco ou um instante de silêncio, 1 = sim ou 0 = não.

Bytes

Um conjunto de oito bits é chamado um byte. Cada byte pode armazenar um único caractere, ou um número na faixa de 0 a 255. Você também pode designar esses gráficos, sons, ou para qualquer outra informação.

Kilobytes e Megabytes

Há aqui, porém, um fator contundente. Como os computadores trabalham com bits, que podem ter apenas dois valores, 1 e 0, tudo o que eles fazem se expresse naturalmente em potências matemáticas de 2. Ou seja, apesar de você contar em potências de 10 (1, 10, 100, 1000, etc.), os computadores contam em potências de 2 (2, 4, 8, 16, 32, 64, e assim por diante).
Quando se chega ao K e ao M, nos computadores temos 1024 ao invés de 1000, e 1048576 em vez de 1000000. Apesar de, no momento, isso parecer confuso, os valores não são tão diferentes.

8 Bits = 1 Byte = 1 Caracter
1 Kbyte = 1.000 Bytes
1 Mbyte = 1.000.000 Bytes
1 Gbyte = 1 Bilhão de Bytes
1 TeraByte = 1 Trilhão de Bytes.

RAM e ROM

Existem vários tipos de chips de memória, mas, basicamente, eles entram em duas categorias: Rams e Roms.
Ram vem de Random Access Memory - Memória de acessos aleatórios. Qualquer bit de uma Ram pode ser lido e nele pode ser escrito algo a qualquer momento.
As Roms (Read - Only Memory - Memória de Apenas Leitura) somente podem ser lidas. Não se pode escrever novas informações em uma Rom. Elas são imutáveis para proteger as informações importantes nelas gravadas, tipicamente programas.

Eproms, Eeproms, e Flash Eproms

Existem certos tipos de Rom nas quais se pode escrever, em determinadas circunstâncias.
As Eproms podem ser removidas de seu computador e, então, apagadas e regravadas por uma máquina especial com luz ultra-violeta. Mas, para seu computador elas continuam sendo apenas Roms, tipicamente usadas para guardar informações de configuração (como o tipo de drives de disco do sistema e o de adaptador de vídeo) - características básicas que podem mudar, mas não freqüentemente.
A memória Flash combina as idéias das Eproms e Eeproms para fazer um chip de memória simples e relativamente barato (apesar de não tão barato quanto a Dram) que tanto não-volátil como rápido - com velocidade de Dram.
As Eeproms e as Flash Eproms podem ser apagadas eletricamente, enquanto, ainda estão no computador. Escrever novas informações em uma Eeprom ou Flash Eprom é muito mais lento que escrever em um chip Ram.
A memória Flash é, portanto, melhor utilizada como substituta de um drive de disco do que de uma memória Dram, porque tem menor consumo e é mais confiável que um drive de disco.

Chips e discos

Os discos são considerados memória não-volátil, ou seja, mantém a informação armazenada mesmo quando o computador é desligado da força.
Muitos chips de memória, por outro lado, são voláteis - perdem a informação no instante em que perdem a força. Este é um fator a considerar no gerenciamento de memória.

RAM CMOS

RAMs comuns são voláteis - perdem sua informação logo que se desliga a foça do computador. Mas alguns PCs utilizam chips RAM do tipo CMOS (Complementary Metal Oxide Silicon - o que não vem o caso), que não consomem muita força enquanto ligados.
Esses chips são tão frugais quanto ao consumo de energia que podem manter sua informação mesmo quando alimentados por apenas uma bateria. Como a RAM CMOS é mais cara do que a RAM comum, ela só é usada em:

- Pequenas memórias de configuração em PCs desktop - quando se deseja que a informação continue, armazenada mesmo quando a força é desligada.
- Memória de computadores portáteis - onde todo o sistema pode precisar funcionar como baterias.

DRAM, SRAM e VRAM

Existem vários tipos de chips de RAM. O mais comum é a DRAM ou RAM Dinâmica.
Esse tipo de RAM é a que pode armazenar mais bits em um único chip, e a menos cara, apesar de ser a mais lenta.
As DRAMs levam algo em torno de 80 a 150 nS (nonosegundos) para cada "acesso" (leitura ou escrita) pelo computador. (Um nonosegundo é um bilionésimo de segundo.) As DRAMs perfazem a maioria dos chips de memória de qualquer PC. Os chips mais comuns hoje em dia são os de 1 Mbit (leia-se megabit, e não megabyte) de tamanho.
O PC usa 8 destes para compor 1 MB de memória. (Na realidade ele usa 9, sendo o extra para a verificação de "paridade", isto é, para saber se os outros 8 apresentam algum erro. A paridade será explicada logo após esta seção.) Alguns PCs ainda usam chips mais antigos de 64K e 256Kbit.
Alguns já estão usando chips mais modernos de 4Mbit. Chips com capacidade de memória de 16 a 64 Mbits estão a caminho. Cada nova geração de chips traz consigo mais bits, significando mais memória em menos espaço e consumindo menos energia elétrica que antes.
As SRAMs (RAMs Estáticas) são mais rápidas que as DRAMs, mas não podem armazenar tantos bits de informação. São também mais caras que as DRAMs. As SRAM podem ler ou escrever informações em 30ns ou menos. Atualmente, uma SRAM típica armazena 256Kbits. Elas tendem a estar uma geração atrás das DRAMs em capacidade de memória.
As VRAMs (RAMs de Vídeo) são mais rápidas que as DRAMs para operações de vídeo, porque nelas pode-se escrever e ler ao mesmo tempo. Existe uma aparente contradição nos nomes dos tipos de memória. A RAM lenta é conhecida como DRAM, sigla em que o D é abreviatura de Dynamic. Estranhamente, a RAM mais rápida é conhecida como SRAM, com o S significando Static.

Memória EDO RAM

As iniciais EDO correspondem a Extend Data Out, ou Saída Estendida de Dados.
Fabricantes desse tipo de memória alegam que ela proporciona um enorme aumento de desempenho entre 10% e 30%, com pouco custo adicional, Para entender como a EDORAM funciona, é preciso repassar alguns conceitos básicos.
A execução de um programa exige que instruções e dados armazenados na RAM sejam fornecidos para manipulação pela CPU do Microcomputador. Isto significa que quanto mais rapidamente a CPU puder ter acesso a tais informações, menor será o tempo consumido na execução do programa. Todas as operações que ocorrem num micro será o tempo consumido na execução do programa.
Todas as operações que ocorrem num micro tem o seu "ritmo" determinado por um sinal elétrico periódico, conhecido como clock ( relógio ).
A CPU do primeiro computador da IBM, em 1981, operava a uma freqüência de 4,77 MHz (1 MHz é igual a 1 milhão de ciclos por segundo ). Atualmente, as freqüências de clock mais comuns dos microprocessadores 486 e Pentium situam-se entre 66 e 200 MHz, resultando em ciclos de clock com durações entre 10 e 15 nanossegundos.
Em contraste, na maioria encontrados no mercado o tempo de acesso é a ordem de 60 ou 70 nanossegundos. Desse modo, são necessários de 4 a 7 ciclos para que cada informação solicitada se torne disponível. Em outras palavras, durante boa parte do tempo a CPU fica "esperando", uma situação bastante improdutiva.
Diante disso, a solução encontrada foi utilizar chips de memória com menor tempo de acesso e ao mesmo tempo tornar mais eficiente o processo de busca das informações. Essa RAM mais rápida e eficiente é conhecida como memória cache, ou simplesmente cache.
Essa solução tanto pode fazer parte da estrutura externa do microprocessador como consistir em chips adicionais instalados na placa mãe do micro (cache externo ).
Dado o seu elevado custo de fabricação, o cache é normalmente pequeno: O interno é de 8 KB no 486 e de 16 KB no Pentium, ao passo que o externo em geral é de 256 KB.
O funcionamento dos caches, tanto internos como externos é semelhante. Para entendê-lo imagine que uma seqüência de instruções precisa ser executada. Inicialmente elas estão gravadas na RAM e o cache está vazio. Quando a CPU solicita uma dada instrução, uma cópia disponível na RAM também é gravada no cache. A partir daí, sempre que uma informação é solicitada pela CPU, o sistema verifica antes se ela já não está gravada no cache. Caso esteja, torna-se desnecessário buscá-la na RAM.
Isso torna possível fornecer "antecipadamente" a informação. Caso não esteja, o sistema à procura na RAM grava uma cópia na cache, e o processo todo se repete. Como instruções e dados são constantemente buscados, o cache se renova continuamente.
O funcionamento da EDO RAM guarda alguma semelhança o que ocorre nos caches. Se uma instrução solicitada pela CPU não for encontrada nem no cache interno nem no externo, ela tem de ser buscada na RAM. Uma vez que ocorrem diversos ciclos de clock entre a solicitação e o fornecimento de qualquer instrução, modificações feitas na arquitetura tradicional de chips de RAM permitem que a EDO RAM atue de maneira mais inteligente:
Além de fornecer a instrução solicitada, a EDO RAM tenta "adivinhar" onde estão as próximas instruções a serem pedidas e aproveita o tempo disponível para deixá-las preparadas. Caso a adivinhação se confirme, o processo ganha consideravelmente em velocidade.
A julgar pelo número de sistemas Pentium de alto desempenho que tem saído de fábrica com chips de memória EDO RAM, muitos especialistas acreditam que o binômio preço desempenho da EDO RAM causará grande impacto no mercado já a partir deste ano. É bem provável que a curto prazo esse tipo de memória se torne predominante.

PARIDADES e ERROS de MEMÓRIA

Os chips de memória podem cometer erros, tanto quanto outras partes de um computador, assim como qualquer máquina também pode quebrar ou falhar. Não é freqüente, mas acontece.
Uma maneira simples de monitorar erros de memória é através da chamada paridade. Os bits em cada byte são automaticamente adicionados até se chegar a um total. Por exemplo, 11100001 tem quatro 1s, e 10101011 tem cinco 1s. Um bit de paridade é, então, adicionado no final; um nono bit. Em se tratando de paridade par, o valor do bit de paridade é tal que, dentre os 9 bits, teremos um número par de 1s. Para 1110001, o nono bit seria 0, para perfazer quatro 1s. Para 10101011, o bit de paridade seria 1, para mudar os cinco 1s para seis.
Assim, sempre que o computador lê um byte, ele verifica se a paridade é par se a soma de todos os bits totaliza um número par de 1s.Caso contrário, o sistema sabe que algum bit daquele byte falhou, mudando erroneamente de 1 para 0 ou de 0 para 1. No PC, você verá uma mensagem de erro lhe avisando que houve um erro de paridade.
Assim sendo, você pode optar por substituir o chip com byte ruim, ou esperar que tenha sido um erro "soft"- uma condição temporária que não acontecerá novamente. (Isso pode ocorrer quando um chip é atingido por um surto de radiação espúria do sol ou de outra origem.) Se você quiser distinguir um erro hard de um erro soft, use um programa de diagnóstico e teste.
Infelizmente, se ocorressem dois erros simultaneamente no mesmo byte, eles poderiam cancelar-se mutuamente no teste de paridade. Haveria um erro e a paridade não o mostraria. Existem alguns outros circuitos EDC (Error and Correction - Correção e Detecção de Erros) que podem ser acrescentados à memória para encontrar e corrigir quaisquer desses erros, mas poucos PCs os usam. Infelizmente, esses sistemas EDC acrescentam muito ao custo de um sistema de memória, para corrigir um problema que raramente ocorre.

Processadores

O chip de processamento central em um computador define o ritmo da interação processador / memória. Há dois aspectos a considerar: a velocidade do clock (relógio) e o número de bits que cada instrução demanda.

Buffers e Caches

A maioria dos programas de computador tendem a ler ou escrever intensivamente em uma pequena área da memória por bastante tempo, antes de passar para outra área e nela ler ou escrever. Arquiteturas de memória como interleave e de DRAMs static-column se valem desse fato para evitar alguns estados de wait. (Aliás, "bastante tempo" em se tratando de computadores é medido em milionésimos de segundo.)
Uma pessoa brilhante observou esse padrão e teve a idéia de um buffer ou cache - conjugando uma pequena área de memória, rápida e cara, com um grande bloco de memória, mais lenta e mais barata. (O termo buffer é usado freqüentemente para referir um cache pequeno ou simples.) O bloco grande deverá armazenar toda a informação.
Quando um programa pedir para ler alguma informação neste último, o item requerido, bem como todos os outros na pequena área à sua volta, serão copiados para a pequena e rápida memória do cache. Então, quando da próxima requisição de leitura do programa, esta será enviada primeiramente ao cache. Se a informação estiver lá (o que é provável, já que a memória das requisições é por informações próximas à última que foi solicitada) , ela poderá ser lida à maior velocidade do cache.
Se a informação desejada não estiver no cache será encontrada na memória principal, mais lenta - e esse fragmento de informação e seus vizinhos serão, então, copiados para aquele.

Cache de Disco

Um sistema popular de cache é utilizado a memória dos chips como um cache para a memória de disco. A informação de disco mais freqüentemente utilizada é memória de chips. Isso pode acelerar tremendamente o trabalho em disco.

Eficiência do Cache

Em todos os caches, tanto de RAM como de disco, a eficiência é medida em hit rate (taxa de acerto). Esta taxa é o percentual das vezes em que o programa procura por informação e a encontra no cache.
Uma baixa taxa de acerto significa operação mais lenta, porque o programa teria freqüentemente que esperar enquanto novas informações fossem copiadas para o cache. Taxas de 90% a 95% são excelentes. São também as que a maioria dos fabricantes de caches dizem ter, apesar de que essas afirmações devem ser vistas com desconfiança, porque a taxa de acerto dependerá, predominantemente, dos procedimentos de teste.
A taxa de acerto será afetada por:
- O tipo de programa usado (alguns programas se restringem a uma pequena porção de memória, enquanto outros tendem a variar mais). Os programas de banco de dados e de contabilidade são os que mais a aumentam.
- A operação testada (algumas operações, dentro de um mesmo programa ficam mais do que outras numa pequena área de memória).
- O tamanho do cache (uma cache maior pode conter mais informações e, portanto, pode, mais provavelmente, ter a que se deseja). Uma vez que o cache seja grande o suficiente para seu aplicativo e utilização, faze-lo maior não aumentará muito a taxa de acerto.

Memória Cache e o funcionamento no micro

Memória cache é uma área reservada de memória que possui duas funções aumentar o desempenho do computador e aumentar o tempo de vida das unidades de disco. Basicamente há dois tipos de memória cache:
A que vem incorporada à máquina e a que é implementada via software na memória RAM do sistema.
A memória cache dos micro é um tipo muito mais rápido do que a memória RAM convencional. Por isso ela é usada para armazenar tabelas muito usadas pelo sistema operacional ou para executar parte de programas que necessitam de maior velocidade de processamento.
A memória cache criada via software é usada para aumentar o desempenho do acesso ao disco do sistema, guardando as informações mais acessadas na memória, ou seja, quando for preciso acessar uma nova informação, ela já está armazenada em memória, que possui um tempo de acesso muito mais rápido do que o disco. Com isso, o número de vezes que a unidade de disco é acessada diminui, reduzindo o desgaste físico do disco e da cabeça de leitura e gravação.

Cache em RAM

Os chips SRAM são mais rápidos que os DRAM, mas são caros.
Muitos dos últimos PCs, com os mais rápidos processadores 386 e 486, utilizam pequenas quantidades de SRAM especialmente rápida (na faixa de 4K a 128K, mas tipicamente 32K ou 64K) como cache para sua DRAM principal (1MB a 4MB ou mais).
Esses caches SRAM podem fazer com que Megabytes de DRAM de 100ns e de baixo custo pareçam estar rodando tão rapidamente quanto Megabytes de SRAM de alto custo estariam, com acessos de 25nS a 35nS.

Write-back e Write-through

Os caches devem lidar também com a questão da escrita. Quando há um novo valor a escrever na memória, o computador simplesmente o escreve no cache ? Escreve ele ao mesmo tempo na memória mais lenta ? Se não escrever na memória mais lenta, então, o cache e ela terão valores diferentes para o mesmo endereço.
Isto não pode ser, portanto, em algum momento, o novo valor deve ser escrito naquela memória mais lenta. Um cache write-through (de escrita através) o faz imediatamente, cacheando somente as requisições de leitura, deixando, então, as escritas levarem tempo extra para se escrever na cache e na memória lenta, ambos ao mesmo tempo.
Prefira ajustar o Cache para Write-Back.

DMA

A maior parte do movimento de informações na memória é dirigida pelo chip processador principal. Mas, muitos PCs têm um recurso especial chamado DMA ou Acesso Direto à Memória, que permite que outros componentes dirijam esses movimentos de informação sem molestar o processador.
Por exemplo, um PC com DMA pode mover um grande bloco de informação de um scanner ou de um drive de disco para a memória, sem que o processador tenha de monitorar cada passo. O processador, diz apenas, "Vá em frente e pegue aquele tanto" e, então, volta sua atenção para outras coisas. Quando o periférico tiver completo o movimento de informação, ele notifica o processador, que retorna ao trabalho onde o deixou.

Largura do Barramento e Velocidade

Falando de DMA, existe um outro elemento importante na velocidade de processamento do computador: o barramento.
Este é um agrupamento de fios, e os sinais nesses fios, que movem a informação por dentro do computador.
O barramento se conecta ao processador, à memória, aos drives de disco, ao vídeo, aos slots (conectores) para acréscimo de memória e aos periféricos. O barramento tem uma taxa de relógio própria. Ele também tem uma largura de dados e uma largura de endereços.
A largura de dados diz quantos bits o barramento move por vez: 8,16 ou 32. A largura de endereço diz quantos endereços o barramento pode especificar: 20 bits (o endereçamento de 1MB do primeiro PC), 24 bits (o barramento para 16 MB do AT), ou 32 bits (o barramento do 386 para 4 GB). A taxa de relógio e a largura de dados do barramento determinam a velocidade máxima na qual este pode mover informação.

Tipos de Barramentos e de Slots

Existem, pelo menos, cinco tipos de barramentos, que diferem fisicamente e na disposição dos sinais nos conectores onde circuitos adicionais podem ser plugados na computador.
O tipo original do PC é um barramento de 8 bits de dado. Você ainda encontrará alguns slots desse tipo em muitos PCs, para o acréscimo de periféricos lentos.
O barramento original do AT de 16 bits de dado ou ISA (Industry Standard Architecture-Arquitetura Padrão Industrial). Você encontrará muitos desses slots de expansão nos PCs de hoje. Existem, provavelmente, mais placas conectáveis de circuitos com memória, modens, controladores de disco e outros acessórios para esse barramento do que para qualquer outro.
O barramento de 32 bits de dados EISA (Extended Industry Standard Architecture-Arquitetura Padrão Industrial Estendido). Este barramento foi feito especificamente de modo que placas para barramento ISA possam nele ser plugados, bem como novas placas com capacidade para 32 bits de dado.
O barramento MCA (Micro-Channel Architecture-Arqutetura Micro-Canal) de 32 bits da IBM. Este só aparece nos sistemas PS/2 de topo de linha da IBM, se bem que também está prometido para uns poucos sistemas compatíveis com PC.
O barramento VLB ( VESA Local Bus ) VESA ( Video Eletronics Standard Association )em geral a velocidade de processamento dos dados é sempre maior para as comunicações entre a CPU e a memória do que para as comunicações entre a CPU e equipamento como disco rígido e monitor de vídeo. A função do Local Bus é semelhante a de um trator que alarga uma avenida para que possam trafegar por ela mais carros. Dessa forma, a "conversa" entre a CPU e o monitor passa a ter a mesma velocidade que as comunicações da CPU com a memória principal.
O barramento PCI ( Peripheral Component Interconect ) tem como característica: trabalhar independentemente do processador ( trabalhar paralelamente a ele).

Nomenclatura do Barramento

ISA (Industry Standard Architecture-Arquitetura Padrão Industrial) 16 bits.
EISA (Extended Industry Standard Architecture-Arquitetura Padrão Industrial Estendido) 32 bits.
MCA (Micro-Channel Architecture-Arqutetura Micro-Canal) 32 bits.
PCI ( Peripheral Component Interconect ) 32/64 Bits.
VLB ( VESA Local Bus ) ( Video Eletronics Standard Association ) 32/64 Bits.

Memória Convencional: o Limite de 640K

A memória RAM comum no seu PC é chamada convencional ou memória "base". Esta era tão pequena quanto 16 K em alguns modelos antigos de PC. A maioria, agora, vem com pelo menos 512 K. O Hardware num PC ou XT permite um máximo de 1 MB.
Um hardware de PC baseado em 486 pode manipular até 4096 MB - 4GB (4 Gigabytes). Mas o software tanto dos PCs médios como dos altamente poderosos PCs baseados em 486 permitem um máximo de 640K tipicamente. Se você tem 640K ou menos, então o seu PC estará limitado, somente, por quatro chips, haverá outros limites.

Memória Alta: 384K Acima da Memória Convencional

Os 384K de endereços de memória acima do limite de 640 do DOS são chamados de memória alta ou reservada.

Shadow RAM

Shadow RAM é outro elemento nos trabalhos da memória alta. As RAMs são, algumas vezes, bem mais lentas que os chips RAM e, por isso alguns PCs copiam o conteúdo de suas ROMs, como as dos adaptadores gráficos, para os chips RAM nos mesmos endereços.
Então, eles redirecionam o endereçamento para que, sempre que o sistema precise de instruções de programa do adaptador gráfico, os pedidos sejam enviados aos chips shadow RAM que contém os programas, ao invés de às ROMs originais. Isto acelera o trabalho do computador, mas não funciona com todos os softwares ou hardwares.

Memória Expandida

O primeiro grande esquema idealizado para se superar o limite de 640K de memória no DOS foi a memória expandida; e é ainda um dos mais importantes. A memória expandida ainda força os programas a lidar somente com a memória convencional ou com partes emprestadas da memória alta, mas permuta informação de outra memória para dentro e para fora desses endereços convencionais.

Memória Extendida

Memória estendida é a memória nos endereços diretamente acima de 1MB. Ou seja, é a memória acima da convencional e da alta. Ela não é o mesmo que a memória expandida. (É bem ruim que os nomes sejam tão parecidos.) A memória expandida permuta informações para dentro e para fora da convencional; a estendida mantém sua própria informação.
A memória expandida funciona em qualquer PC, com os devidos acréscimos de hardware e software; e estendida somente em PCs, PS/2s, e compatíveis desses sistemas são feitos com chips de memória suficiente para perfazer 2MB, 4MB, ou mais.

High Memory

Os primeiros 64K de memória estendida, os endereços de 1024k a 1088K, às vezes são chamados de HMA ou High Memory (Área de Memória Alta), numa confusa similitude com os 384K de memória alta entre 640K e 1024K. A Microsoft descobriu um truque com o endereçamento do chip 8088 (que também funciona com os chips processadores mais novos) que permite atingir na realidade mais que 1MB em modo real. Com o software de driver de High Memory adequado, os aplicativos DOS podem usar 64K como se fossem um acréscimo aos 640 inferiores.

High Memory no Mapa de Memória do PC

Eles fazem, dizendo aos programas que existem mais memória RAM do que na realidade há, e, então, mantém registros de quanta memória cada programa e arquivo de informação necessita, e onde eles estão.
A cada vez que um software requer um programa ou informação da memória, o software de memória virtual intercepta o pedido. Aí o software de memória virtual faz uma checagem das coisas necessárias na RAM real. Se estiverem lá, ótimo, serão usadas. Se não estiverem, o software de memória virtual as procurará na disco.
Quando acha o programa ou arquivo necessário, ele copia na RAM real que estiver disponível, abrindo espaço, movendo alguma outra coisa para o disco. Então, ele distribui a informação requisitada da RAM. Há virtualmente mais RAM do que existe de fato no computador.
A memória virtual pode parecer similar ao cacheamento de disco, mas, na verdade, é bem diferente. Na memória virtual o espaço de disco mantém informações que se supõe estar na RAM, reavendo-a quando necessário. Para o programa, a memória virtual em disco assemelha-se à RAM. No cacheamento de disco, a informação em disco mais utilizada é mantida na RAM, e é usada somente, quando o computador está recorrendo ao disco RAM o nome VDISK de "virtual disk", confundindo as coisas um pouco mais do que precisariam ser).

Os tipos fundamentais de encapsulamento são:

DIP_ Dual Inline Package (Encapsulamento Duplo em Linha).
SIP_ Single Inline Package (Encapsulamento Simples em Linha).
SIMM_Single-Inline Memory Module (Módulo de Memória Simples em linha).
SDRAM_Synchronous Dynamic RAM ( Sincronismo Dinâmico )

Os tipos de memória

A memória pode ser de diferentes tipos de "Pinos" ( tamanho do chip de memória ).
As células que possuem SIMM, significam que essas memória existem para vender.
A diferença entre a memória SIMM de 30 e 72 vias, é que o de 30 pinos opera com 8 bits de endereços, enquanto que o de 72 trabalha em 32 bits, ou seja, com mesmo número de bits do microprocessador. Desta forma, com um módulo de 72 vias se forma um banco de 32 bits, enquanto que o de 30 pinos é necessário um grupo de 4 módulos.
Nas placas mais modernas como a do Pentium, o uso dos módulos de 72 vias é predominante pela facilidade de instalação e pela necessidade de 2 módulos para formar um banco de 64 bits, enquanto que em 30 vias exigiria 8 módulos.

Novidades sobre memória

DRAM Síncronas_ ( memória que está sendo desenvolvida, é mais rápida que a DRAM ).
RAM Rambus_ ( chegam a velocidade de 250 MHz ).
Sistema ECC_ ( no Pentium Pró a memória tem um novo sistema Error Checking e Correting, que serve para detectar e corrigir automaticamente os erros de dados na memória).
BEDO RAM_- Burst Extend Data Out.

Nomeclatura Geral>

RAM- Random Access Memory Memória de Acesso Aleatório.
ROM- Read Only Memory - Memória de Apenas Leitura.
DRAM- (RAM Dinâmica).
SRAM- (RAMs Estáticas).
VRAM- (RAMs de Vídeo).
SDRAM- Synchronous Dynamic RAM - Sincronismo Dinâmico.
CMOS- Complementary Metal Oxide Silicon.
EDO RAM- Extend Data Out - Saída Estendida de Dados.
DMA- Acesso Direto à Memória.
HMA- High Memory - Área de Memória Alta.
ISA- Industry Standard Architecture-Arquitetura Padrão Industrial 16 bits.
EISA- Extended Industry Standard Architecture-Arquitetura Padrão Industrial Estendido 32 bits.
MCA- Micro-Channel Architecture-Arqutetura Micro-Canal 32 bits.
PCI- Peripheral Component Interconect 32/64 Bits.
VLB- VESA Local Bus - Video Eletronics Standard Association 32/64 Bits.
DIP- Dual Inline Package - Encapsulamento Duplo em Linha.
SIP- Single Inline Package - Encapsulamento Simples em Linha.
SIMM- Single-Inline Memory Module - Módulo de Memória Simples em linha.

OBS: O conteúdo dessa página foi retirado de outros cites. Porém ouve modificações no seu formato.

Nenhum comentário: